Labels

SUPPORT JULIAN ASSANGE

Saturday, January 31, 2015

RÉSEAU VOLTAIRE -- De que têm medo os políticos e jornalistas franceses?


De que têm medo os políticos e jornalistas franceses?

A inacreditável campanha de imprensa realizada em França, em nome da liberdade de expressão, contra todos aqueles que se interrogam sobre os atentados de janeiro, em Paris, foi gradualmente alargada a todos os países da Otan. Agora, o espírito crítico é susceptivel de se tornar um crime e de conduzir à prisão.


 | GENEBRA (SUÍÇA)  



Os atentados, de janeiro de 2015, em França deram lugar a uma impressionante manifestação («Je suis Charlie») e, imediatamente, a uma campanha de denúncia dos autores que se interrogavam sobre o seu significado. Quase todos os grandes média dedicaram reportagens, ou artigos, não a discutir os factos, mas a diabolizar aqueles que os questionaram.
A linha desta campanha foi explicitada pela directora política da redacção da France2, Nathalie Saint-Criq, que a veio explicar ao telejornal de 12 de Janeiro: - «são precisamente aqueles que não são "Charlie" que é preciso assinalar, aqueles que em algumas escolas recusaram o minuto de silêncio, aqueles que "balançam" nas redes sociais, e aqueles que não vêem porquê este deve ser o seu combate. E, claro, são eles que nós temos de marcar, tratar, integrar ou reintegrar na comunidade nacional ».
 O apelo maccarthyste de Nathalie Saint-Criq
Nathalie Saint-Cricq é a companheira de Patrice Duhamel, que foi Director-geral da France Télévisions encarregue das antenas, quer dizer censor principal do serviço público de televisão. Este último é irmão do editorialista Alain Duhamel. Estes três jornalistas exprimem, desde há muitos anos o consenso da classe dirigente francesa.
De onde vem a inquietação que atravessa a imprensa francesa?
Após a publicação de A Terrível Impostura e do debate mundial que ele suscitou, uma parte crescente da população, não só em França mas em todos os Estados membros da Otan -e só entre eles-, não confia mais nos grandes média (mídia-br) para a informar. Em 2002, e nos anos que se seguiram, a credibilidade da imprensa escrita e da rádio tinha caído para 44%, a da televisão para 53%. Com o tempo, ela subiu a 50% para a imprensa escrita, 55% para a rádio e 58% para a televisão [1].
Pode-se observar que, para a classe dirigente, a credibilidade dos média se mede pela categoria do média, e não pelos seus conteúdos, sinal de uma ausência quase completa de pluralismo de idéias.
A publicação de um artigo de Thierry Meyssan [2] nas horas que se seguiram ao ataque contra Charlie Hebdo reabriu, de repente, o debate sobre a confiança a atribuir aos média. A partir do seu exílio sírio, o jornalista apontou que o modo operacional dos terroristas não tinha nenhuma relação com o utilizado pelos jihadistas, sendo, sim, muito mais comparável ao usado pelos comandos militares. Por conseguinte, segundo ele, o importante não era tanto saber se os terroristas eram muçulmanos e se eles tinham tido contactos com autênticos jiadistas, mas quem os havia comanditado para cumprir o seu acto criminal. Este artigo tem sido amplamente retomado em França por numerosos sítios internet, retransmitido por fóruns de discussão e consultado, em três dias, mais de 800. 000 vezes na parte francófona do “site” da Rede Voltaire [3].
Estranhamente esta questão, que foi tratada por muitos média estrangeiros, aí incluídos a BBC e a CNN, não foi abordada em França pela grande imprensa corporativa. Pior, a campanha, dirigida contra todos aqueles que se interrogavam (a propósito), citou frequentemente o artigo de Thierry Meyssan sem jamais responder aos seus argumentos.
Neste mesmo artigo, o jornalista no exílio observou que o ataque contra o Charlie Hebdo visava relançar a «guerra de civilizações», uma estratégia que nunca foi reivindicada nem pelos Irmãos Muçulmanos, nem pela al-Qaida, nem pelo Daesh (Exército Islâmico- ndT), mas, unicamente, pelos neo-conservadores norte- americanos e falcões liberais. Não foi preciso mais para que ele fosse acusado de «anti-semitismo». Na verdade, os "neocons" eram inicialmente um grupo de jornalistas trotskistas animando a revista judaica e sionistaCommentary [4].
Muito embora esta acusação seja absurda, ela visava provavelmente sublinhar que as idéias de Thierry Meyssan eram amplamente retomadas, debatidas e comentadas pelos membros da Reconciliação nacional, o partido político recém-criado por Dieudonné e Alain Soral. Ora, como o seu nome indica, esta formação etende reunir cidadãos de diferentes origens políticas, aqui incluindo pessoas da extrema-direita anti-semita.
A imprensa francesa tem, pois, de fazer face a dois desafios simultâneos: por um lado a contestação da dominação anglo-saxónica que Thierry Meyssan lidera em todo o mundo e, por outro lado, a emergência de um novo movimento político, reunido à volta de Dieudonné e de Alain Soral, contestando a «traição das elites».
Intervindo no Parlamento a propósito dos atentados o Primeiro-ministro, Manuel Valls, designou, por outro lado, o comediante Dieudonné como o alvo prioritário a abater : «E que terrível coincidência, que afronta, a de ver um reincidente do ódio realizar o seu espetáculo em salas cheias(lotadas-br) no exacto momento em que, sábado à noite, a Nação, na Porte de Vincennes, se recolhia. Não deixemos jamais passar estes factos em claro e que a justiça seja implacável em relação a estes pregadores do ódio! Com todo o ênfase eu o afirmo, aqui, na tribuna da Assembleia Nacional!» [5]. No dia seguinte o comediante foi preso e colocado sob custódia. Ele é acusado de ter zombado da mobilização «Je suis Charlie» ridicularizando-a com a frase «Je suis Charlie Coulibaly» ("Eu sou Charlie Coulibaly"-ndT) (Coulibaly, do nome de um dos terroristas), o que seria um apelo ao ódio anti-semita .
Assim, na França actual, atirar um comediante para a prisão seria supôr a defesa da liberdade de expressão.

Nem todos os franceses participaram na mobilização

Neste contexto, de contestação do poder mediático e político, foram realizados estudos para compreender quais eram os Franceses que resistiam ao discurso público e qual seria o seu impacto sobre o futuro dos partidos políticos. Em primeiro lugar, surgia uma forte disparidade regional : a taxa de participação dos cidadãos nas manifestações «Je suis Charlie» ("Eu sou Charlie") atingiu 71% em Grenoble ou Rodez, mas caía para 3% no Havre ou em Henin-Beaumont [6].
JPEG - 18.4 kb
Mobilização «Eu sou Charlie».
Fonte : Ifop
De acordo com o Ifop, a linha de fratura corresponderia à do voto na Frente Nacional [7], mas poderia também significar que correspondesse à do «Não» no referendo de 2005 sobre a Constituição Europeia [8]. Após reavaliação o Instituto afasta a hipótese de uma correlação com a pertença religiosa ao Islão.
JPEG - 20 kb
A votação Frente Nacional na eleição presidencial de 2012.
Fonte: Ifop
JPEG - 29.7 kb
O «Não» no referendo de 2005 sobre a Constituição Europeia
Fonte: Frédéric Salmon
Por outras palavras, a contestação do unanimismo «Je suis Charlie» corresponderia às aspirações dos eleitores da Frente Nacional, mas seria susceptível de crescer até corresponder à dos eleitores opstos a uma União Europeia anti-republicana e anti- democrática.
A taxa de penetração do espírito crítico, qualificado de «teorias da conspiração», foi medido pelo Ifop para o Sud Ouest [9].
O jornal explica o que «é preciso» reter numa entrevista com o politólogo Emmanuel Taïeb. Este sociólogo, professor na Sciences Po Lyon, era até agora conhecido como um especialista do debate sobre a pena de morte. Apesar de nunca ter escrito um artigo científico sobre «teorias da conspiração», ele foi apresentado aqui, após o ataque contra o Charlie Hebdo, como um eminente especialista e foi interrogado por numerosos média.
Por «teorias da conspiração», devemos entender aqui uma «adesão a teses» contestando versões consensuais sobre factos políticos. Emmanuel Taieb precisa que estas «teorias» não são «rumores» (termo empregue durante a campanha de 2002), mas são produzidos por pessoas conhecidas (ele cita Jean-Marie Le Pen, Thierry Meyssan e Lyndon LaRouche) que não seriam jornalistas (ora Thierry Meyssan é, legalmente, detentor de um cartão de jornalista e é editorialista de vários jornais em diferentes países). Ele acrescenta que, em última análise : «a maior parte das teorias da conspiração são apenas novas formulações de anti-imperialismo ou de anti- sionismo».
Logicamente o jornal parte da questão do 11-de-Setembro para chegar à do «Je suis Charlie». Para 21% dos entrevistados «não é realmente certo que esses atentados [de 11 setembro de 2001] foram planificados(planejados-br) e realizados exclusivamente pela organização terrorista al-Qaida». Esta cifra cai para 16% quanto aos ataques de Janeiro de 2015.
JPEG - 30.2 kb
JPEG - 32.8 kb
Fonte: Ifop e Sud Ouest, de 25 de Janeiro de 2015.
Sondagem de uma amostra de 1.051 pessoas, representativas da população francesa com 18 anos e mais, realizada através de um questionário de auto-administração "on-line" de 21 a 23 Janeiro de 2015.
Evidentemente, a formulação das perguntas induz parcialmente as respostas. De qualquer maneira, 16% é já um problema político significativo.
O Ifop prossegue o estudo concluindo que os contestatários do 11-de-Setembro estão espalhados por todo o espectro eleitoral com uma sobre-representação da Frente Nacional. Mas, ó surpresa, eis que a propósito de «Je suis Charlie», eles são mais numerosos na Frente de Esquerda e na UMP que no Partido Socialista e na Frente Nacional.
Duma penada toda a retórica assimilando a contestação a uma origem de extrema direita, ou um perfume de anti-semitismo, se desfaz. Os «conspiranóicos» são, na verdade, cidadãos que se revoltam contra o sistema em nome de princípios da República e da democracia. O que muito bem perceberam a Frente Nacional, evoluindo grandemente no decurso da década de um partido de extrema-direita para um partido patriótico, a Frente de Esquerda, e agora a Reconciliação nacional, muito embora estes três partidos não tenham nenhuma relação entre si.
(traduction = Tradução : - Alva.

[1] Barómetro sobre a confiança nos média, TNS-Sofres, TNS-Sofres. [2] «Quem ordenou o atentado contra o Charlie Hebdo?», por Thierry Meyssan, Rede Voltaire, 9 de janeiro de 2015. [3] O Voltairenet.org está disponível em dez línguas principais e seis línguas secundárias.  [4] «Les New York Intellectuals et l’invention du néo-conservatisme»(Fr- « Os intelectuais de Nova Iorque e a invenção do neo-conservadorismo »- ndT), de Denis Boneau, Rede Voltaire, 26 de Novembro de 2004. [5] « Discours de Manuel Valls à l’Assemblée nationale en hommage aux victimes des attentats»(Fr- « discurso de Manuel Valls à Assembleia Nacional em homenagem às vítimas dos ataques»- ndT), Rede Voltaire, 13 de janeiro de 2015. , Réseau Voltaire, 13 janvier 2015. [6] Marcha republicana «pour Charlie» : - disparidades de mobilização com sentido importante(ndT), Ifop Focus No. 121, Janvier 2015. [7] Nas eleições europeias de 25 de maio de 2014, a Frente Nacional (FN) tornou-se o maior partido em França com 24,86% dos votos expressos-(ndT). [8] Para a pergunta: «Você aprova o projeto de lei que autoriza a ratificação do Tratado estabelecendo uma Constituição para a Europa?», o «Não» venceu com 54,68% dos sufrágios expressos, em 29 de Maio de 2005-(ndT). [9] «Comme l’ombre d’un doute»(Fr- «Como a sombra de uma incerteza»- ndT) Sylvain Cottin, Sud Ouest, 25 janvier 2015. 
[1Baromètre de la confiance dans les médias, TNS-Sofres.
[2] “Quem ordenou o ataque contra o Charlie Hebdo?”, Thierry Meyssan, Tradução Alva, Rede Voltaire, 9 de Janeiro de 2015.
[3] O Voltairenet.org está disponível em dez línguas principais e seis línguas secundárias.
[4] «Les New York Intellectuals et l’invention du néo-conservatisme» (Fr- « Os intelectuais de Nova Iorque e a invenção do neo-conservadorismo »- ndT), Denis Boneau, Réseau Voltaire, 26 de Novembro de 2004.
[5] « Discours de Manuel Valls à l’Assemblée nationale en hommage aux victimes des attentats » (Fr- « discurso de Manuel Valls à Assembleia Nacional em homenagem às vítimas dos ataques»- ndT), Réseau Voltaire, 13 janvier 2015.
[6Marche républicaine « pour Charlie »: des disparités de mobilisation lourdes de sens, Ifop Focus n°121, Janvier 2015.
[7] Nas eleições europeias de 25 de maio de 2014, a Frente Nacional (FN) tornou-se o maior partido em França com 24,86% dos votos expressos-(ndT).
[8] Para a pergunta: «Você aprova o projeto de lei que autoriza a ratificação do Tratado estabelecendo uma Constituição para a Europa?», o «Não» venceu com 54,68% dos sufrágios expressos, em 29 de Maio de 2005-(ndT).
[9] «Comme l’ombre d’un doute» (Fr- «Como a sombra de uma incerteza»- ndT), Sylvain Cottin, Sud Ouest, 25 janvier 2015.

No comments:

assange



At midday on Friday 5 February, 2016 Julian Assange, John Jones QC, Melinda Taylor, Jennifer Robinson and Baltasar Garzon will be speaking at a press conference at the Frontline Club on the decision made by the UN Working Group on Arbitrary Detention on the Assange case.

xmas





the way we live

MAN


THE ENTIRE 14:02' INTERVIEW IS AVAILABLE AT

RC



info@exopoliticsportugal.com

BJ 2 FEV


http://benjaminfulfordtranslations.blogspot.pt/


UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00h UTC


By choosing to educate ourselves and to spread the word, we can and will build a brighter future.

bj


Report 26:01:2015

BRAZILIAN

CHINESE

CROATIAN

CZECK

ENGLISH

FRENCH

GREEK

GERMAN

ITALIAN

JAPANESE

PORTUGUESE

SPANISH

UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT


BENJAMIN FULFORD -- jan 19





UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT

PressTV News Videos